Capítulo 15 Enganando a si mesmo

Liberte aquela bruxa! · Capítulo 15

Depois de ver o cavaleiro partir com as ordens, Roland voltou para a mesa. “Se você consegue curar animais pequenos, por que ainda acha que as bruxas são más?”

“A professora disse que as bruxas conseguem fazer coisas que as pessoas comuns não podem. Às vezes isso não parece ruim, mas na verdade é uma artimanha do diabo para atrair mais pessoas...” A voz da garota baixou. “Eu... eu nunca vi o diabo, juro.”

“É claro que você nunca viu. Isso é apenas mais uma das mentiras da igreja, e seu professor também foi enganado,” consolou Roland.

“A Igreja mente?” exclamou Nana. “Por quê?”

Roland balançou a cabeça e não explicou. Mesmo que tentasse explicar, eles ainda assim não entenderiam. Quando a civilização ainda não havia se desenvolvido até certo ponto, esse tipo de coisa estranha sempre acontecia. Mesmo sem ganho pessoal, as pessoas automaticamente atribuíam desastres naturais ou quaisquer fenômenos inexplicáveis a um culpado inventado nos bastidores — historicamente falando, a culpa sempre recaía sobre as mulheres.

E neste mundo, se as bruxas possuíssem poderes de origem desconhecida, era ainda mais fácil se tornarem alvo da igreja. A igreja podia permitir que as bruxas fossem proclamadas santas, dizendo que eram presentes de Deus, ou então podia persegui-las, afirmando que eram aliadas do demônio. No entanto, se a primeira opção fosse escolhida, o monoteísmo perderia muito de seu poder — pois a existência das bruxas não tinha nada a ver com a igreja. Se as igrejas que acreditavam em outros deuses também reconhecessem as bruxas como santas, e todos fossem considerados escolhidos, qual Deus daquela igreja seria o verdadeiro Deus?

A condição prévia para a coexistência do politeísmo era que os deuses fossem reais e pudessem se restringir mutuamente. Já que Deus não existia e era apenas um ícone fruto de rumores, por que o outro lado deveria compartilhar o mundo? Portanto, qualquer fé afirmaria acreditar no verdadeiro Deus, e os infiéis teriam de ser eliminados. Assim, eles só podiam optar pela segunda alternativa, fazendo todo o esforço possível para destruir as bruxas.

Isso não tinha nada a ver com preferências; era tudo uma questão de ganho.

Havia uma galinha viva na cozinha do castelo. Ela ainda se debatia e batia as asas quando o cavaleiro a pegou pelas asas.

O que deixou Nana atônita em seguida foi o seguinte: Roland tirou a faca prateada e esfaqueou o frango uma vez; o cavaleiro o segurou firmemente no lugar, permitindo que Nana cuidasse dele antes de tentar um método diferente e continuar... Ele fez isso repetidamente.

Quando o frango finalmente morreu, Roland passou a entender melhor a habilidade de Nana.

Ela conseguia restaurar as partes danificadas, incluindo cortes, fraturas e hematomas. Porém, se um membro do corpo estivesse completamente ausente — como após os pés do frango serem cortados — ela não podia regenerar as garras. No entanto, as garras quebradas podiam ser reconectadas se ela usasse seu poder para restaurar a integridade da fratura. Por fim, ela não conseguia reverter a morte; uma vez que o frango morria, seus tratamentos se tornavam inúteis.

Durante todo o tratamento, Roland não viu aquela “água pegajosa” que ela descrevera. Ela simplesmente colocou a mão sobre a ferida do frango, e esta foi curada em uma velocidade visível a olho nu. Após vários experimentos, Nana não esgotou muita energia, pelo menos não suou profusamente como Anna.

Apenas Nana ficou insatisfeita, pois achava que era demais tratar o frango daquela maneira; por isso, continuou a olhar fixamente para Roland mesmo após os experimentos.

“Vamos, pare de ficar olhando e coma alguma coisa,” Roland teve que recorrer ao truque de “convocar chá da tarde” para desviar a atenção dela. Esse método já havia funcionado várias vezes com Anna, então ele supôs que muitas garotas da idade dela não resistiriam à tentação de um doce delicioso. E, para falar a verdade, Nana não se saiu melhor do que a anterior.

Depois de comer os doces, Roland mandou Nana embora. Anna perguntou, confusa: “Por que você não a fez ficar? Ela é como eu, somos ambas bruxas, certo?”

“Ela ainda tem familiares, e eles não perceberam que ela é uma bruxa.”

"Anna sussurrou: 'É apenas uma questão de tempo.'"

“Sim, mais cedo ou mais tarde”, suspirou Roland. “De qualquer forma, quanto mais tarde, melhor. Você... sente falta do seu pai?”

Ela balançou a cabeça, e seus olhos eram como um lago calmo, sem ondulações. Parecia que a traição de seu pai a deixara completamente desapontada. Mas, mesmo sem parentes, ela ainda tinha amigos.

“A Nana virá com frequência. Na verdade, pretendo deixá-la vir a cada dois dias para treinar suas habilidades.”

Ao ouvir isso, ela piscou os olhos e assentiu rapidamente.

“Quer voltar para a faculdade de Karl com ela e aprender com as outras crianças?”

Anna não respondeu, mas ele teve a impressão de ouvir seus pensamentos.

“Essa situação não vai durar muito tempo... Enquanto eu estiver aqui, vocês acabarão vivendo como pessoas comuns, sem serem perseguidos onde quer que estejam ou enviados para a forca. Esse dia chegará,” prometeu Roland com firmeza.

Desde que Karl Van Bate assumiu o projeto, Príncipe Roland ficou imediatamente ocioso.

Ele passava todas as tardes no jardim do castelo, praticando com Anna ou Nana. Agora, o treino de Anna já não exigia roupas adicionais; mesmo com cada dedo em chamas, ela conseguia manipulá-los habilmente sem acender acidentalmente seu chapéu de bruxa.

Nana também vestiu um uniforme de bruxa. Embora relutante em praticar, por causa do chá da tarde, ela acabou fazendo isso de má vontade. Ao observar as duas bruxas se exercitando no pátio, o humor malicioso de Roland ficou extremamente satisfeito.

Ocasionalmente, ele ia até o sopé da Montanha Encosta Norte para verificar o andamento do projeto. Após mais de duas semanas de construção, cerca de 100 metros da muralha da cidade já haviam sido erguidos. Na ausência de um teodolito para medições de distância, Karl pediu aos artesãos que utilizassem, todos os dias, um pedaço de madeira ao mesmo horário, com base na sombra do sol, a fim de determinar a distância e o nível da estrutura. A cada dez marcos de madeira, era erguida uma torre de observação para ajudar a manter a muralha alinhada.

Um emprego em escala tão grande naturalmente chamou a atenção da nobreza da cidade. No entanto, além de obter algumas informações por intermédio de Barov, eles não tomaram nenhuma outra atitude, como se a situação não tivesse nada a ver com eles. Roland não se importou com isso. Os negócios familiares dessas pessoas estavam em Fortaleza Longsong e certamente elas não ficariam ali para ajudá-lo a defender Cidade Fronteiriça. Ele até conseguia imaginar aquele grupo zombando secretamente de suas tentativas.

Não apenas a nobreza, mas também os homens de negócios agiam da mesma forma. Nos anos anteriores, em Cidade Fronteiriça, assim que os comerciantes de peles animais percebiam que não havia nada para comprar, eles também voltavam para o Forte. Naturalmente, descarregavam seu descontentamento por retornarem de mãos vazias em cima do governante Roland. As notícias sobre as obras realizadas por Príncipe Roland Wimbledon, do Reino de Graycastle, antes da chegada dos Meses dos Demônios, eram consideradas simplesmente tolas e ignorantes. Essas notícias se espalharam ao longo do Rio Redwater.

Nesse momento, ninguém acreditava que ele fosse capaz de proteger a cidade, e, na verdade, a maioria das pessoas sequer considerava isso uma possibilidade remota. Afinal, Príncipe Roland não dava a impressão de ser um guerreiro corajoso. Qualquer que fosse seu plano, ele acabaria tendo que se retirar obedientemente para o Forte.

E assim, em meio às discussões da população, Roland deu início ao primeiro inverno.