Capítulo 181: As pinturas de Soraya
Liberte aquela bruxa! · Capítulo 181
Depois que Barov saiu, Roland foi até a gaveta e colocou as estatísticas lá dentro. Olhando para Rouxinol, ele quis perguntar o que havia acontecido com ela, mas, após hesitar por um momento, acabou não conseguindo fazê-lo.
Ele já tinha uma resposta vaga em mente, mas dizer algo assim era muito embaraçoso; mesmo que errasse na suposição, poderia ser ainda mais constrangedor. Por isso, no final, Roland engoliu sua pergunta e disse em vez disso: “Agora que isso está resolvido, vamos até a Mina da Encosta Norte.”
“Quer ir ver quais mudanças a nova habilidade da Soraya pode causar?” Embora o comportamento de Nightingale tivesse se tornado um pouco estranho, sua atitude continuava a mesma de antes; sorrindo, ela tirou o capuz e disse: “Vamos.”
Talvez eu esteja pensando demais nisso, refletiu Roland, enquanto olhava para a bruxa que rapidamente se aproximou dele.
A viagem de balão de ar quente daquele dia influenciou muito mais do que apenas uma ou duas pessoas.
Ele nunca imaginou que Soraya se tornaria a segunda bruxa a dar à luz uma mudança fundamental em suas habilidades.
Na verdade, nem ela mesma estava ciente da mudança.
Roland estava presente apenas por acaso quando o talento dela surgiu.
Como o balão de ar quente era um presente para Anna, ele estava guardado no pátio do castelo. Sempre que alguém queria ver a paisagem de cima, precisava chamar Anna e Relâmpago. Mas no dia anterior, quando começou a chover, Roland lembrou-se de repente de que a cesta feita de vime ficaria macia ao entrar em contato com a água, e mesmo que secasse posteriormente, ainda perderia sua resistência. Pensando nisso, ele quis levá-la de volta para o castelo.
Ele pretendia deixar que os servos fizessem isso, mas mudou de ideia. Independentemente do resultado, o balão de ar quente era seu presente para Anna, e as cordas e o colchão inflável eram partes que também poderiam se danificar facilmente; por isso, decidiu levá-lo pessoalmente de volta ao castelo. Depois de chamar a Beija-Flor e ir até o vestíbulo, ficou surpreso com o que viu.
Todo o cesto tinha um padrão pintado nele – estava coberto por uma visão de cima da paisagem da Cidade Fronteiriça. Mas, ao contrário de suas pinturas anteriores semelhantes a fotos, estas pareciam, de forma inesperada, prestes a se levantar e ganhar vida. Além disso, parecia que as gotas de chuva também não conseguiam atingir Roland. Ao olhar mais de perto, ele percebeu que, pela primeira vez, suas pinturas tinham uma “espessura”.
Não era estranho que uma pintura tivesse espessura. Teoricamente, toda pintura real deveria ter espessura – afinal, o próprio pigmento possuía essa característica. Nas pinturas, essa espessura podia até ser utilizada de forma vantajosa. Por meio de pincéis, traços ou ferramentas de raspagem, era possível criar texturas ásperas, e, por meio da variação de camadas, o realismo da obra podia ser aumentado, reforçando ainda mais seu poder expressivo.
Mas as pinturas de Soraya eram diferentes: elas não eram feitas com pincel e tinta, mas diretamente por meio de sua magia.
Portanto, o fato de ela conseguir criar essa espessura moldando sua magia era especialmente surpreendente.
Ele se lembrou de que, quando tocara suavemente aquelas madeiras salientes com as mãos, parecia mesmo que estava arranhando galhos e folhas verdes; elas não eram duras e sólidas, mas sim macias como goma. E ao tocar o chão, a sensação tátil era muito firme, como se realmente estivesse tocando uma pedra.
Simplesmente incrível.
Além disso, as gotas de chuva que escorriam pela paisagem desenhada não conseguiam penetrar nem um pouco no ratã.
De volta ao castelo, ele imediatamente chamou Soraya para se aproximar, e o Rouxinol também confirmou isso. Quando observou Soraya por trás de sua névoa, percebeu que a magia em seu corpo também não era mais a mesma de antes. Antes, era um redemoinho dourado, mas agora havia se condensado em uma fita giratória.
…
Quando entraram no complexo militar, Anna se aproximou e os cumprimentou com um sorriso, dando um abraço apertado em Roland.
Já que o relacionamento deles se aprofundara, a intimidade que ela demonstrava em relação a ele tornou‑se significativamente maior. Roland acariciou sua cabeça, de bom humor, e o clipe prateado preso ao seu cabelo brilhou sob a luz do sol.
Mas, pelo canto do olho, Soraya também pretendia se aproximar para cumprimentá-lo no início, mas agora ficou parada no mesmo lugar, sem saber o que fazer. Por fim, ela começou a corar e desviou o olhar, fingindo que não via nada.
“Eco,” Rouxinol pegou a mão de Soraya e a puxou até a mesa, perguntando de propósito: “Foi você quem desenhou isso?”
Roland sorriu e balançou a cabeça, soltando Anna e indo até ela.
Ao ver que toda a mesa estava coberta com as imagens solicitadas, percebeu-se que as pinturas eram exatamente como as que se podiam ver no pátio; a única diferença entre elas era a espessura: algumas tinham apenas cerca de um milímetro a mais que o papel, enquanto outras chegavam a quase três centímetros. Esse era exatamente o conceito de treinamento que Roland havia preparado para ela naquela manhã, testando até que ponto era possível tornar sua “tinta” mágica mais espessa.
“Este é o mais espesso?” Roland tocou com os dedos uma pintura com quase três centímetros de espessura. O céu azul encantado, naquela parte da pintura, era suave, como se não tivesse textura alguma, mas quando ele deslizou o dedo em direção à parede do pátio, sentiu imediatamente uma fricção semelhante à de areia.
Parecia ser exatamente como ele havia esperado: com o aperfeiçoamento de sua caneta mágica, as imagens que ela desenhava não só mantinham a forma e a cor originais, mas até a sensação tátil se aproximava da do objeto real.
“Ele também pode ficar mais grosso, mas, quanto maior a espessura, maior é o consumo mágico”, disse Soraya, apontando para uma protuberância marrom sobre a mesa. “Eu queria desenhar o tronco da árvore do lado de fora da parede, mas mal comecei a esboçar suas formas básicas quando já tinha gasto metade do meu poder mágico.”
“Este é o seu quadro?” Roland estendeu a mão em direção à pintura com dez centímetros de espessura. “Pensei que fosse realmente casca de árvore.”
Porém, sua fixação à mesa era excepcionalmente firme; o príncipe usou a mão para agarrar a casca da árvore e tentou levantá‑la até que ambos os pés deixassem o chão, mas mesmo assim não conseguiu separar a casca da árvore.
Vendo isso, Rouxinol sacou uma faca, mas mesmo após muito tempo só conseguiu fazer um pequeno buraco na parte inferior. “Parece que essa coisa foi cravada na mesa.”
No final, só foi possível cortá-lo com a ajuda de Anna. Ela transformou seu fogo negro em um fio fino e o passou sobre a mesa. Em seguida, os pigmentos começaram a emitir fumaça branca e, logo em seguida, caíram. O corte ficou suave, mas não brilhante; em vez disso, apresentava várias marcas pretas de queimadura. Roland pegou os pigmentos que haviam caído e, ao segurá-los na mão, percebeu que eram muito mais leves do que ele imaginava.
“Por que você de repente quis mudar seu estilo... Quer dizer, como decidiu adicionar espessura à sua pintura?”, perguntou Roland.
“Acho que provavelmente foi porque vi esse tipo de paisagem pela primeira vez”, lembrou Soraya. “Quando estava no alto, olhando para a Terra, percebi que as pinturas que havia feito antes – que você dissera ser quase comparáveis à cena real e às quais chamou de ‘fotos’ – na verdade não eram precisas. Especialmente quando usei a cesta para representar o cenário, e também depois de descer, passei a pensar ainda mais assim.”
Ela fez uma pausa e continuou lentamente: “Os topos das árvores são pontiagudos, e o vento sempre sopra livremente por entre elas. As montanhas são altas e baixas, assemelhando-se às altas e baixas de um baú. E o rio está embutido na terra, com os navios que navegam sobre ele lutando para avançar. Esse era o cenário que eu tinha visto, e não aquela pintura extremamente fina.”
Por isso, eu queria que minha pintura se tornasse mais parecida com a realidade. Queria que ela ficasse de pé, assim como aquela paisagem magnífica. Mas, mesmo após várias tentativas, não consegui ter sucesso… em um momento de frustração, lembrei-me de repente do que você dissera sobre aquelas bolas.
“Bolas?” Roland ergueu as sobrancelhas, com ar de dúvida.
“Bem”, ela assentiu timidamente, “pelo menos foi isso que você nos ensinou. Eu achava que tudo era feito daquelas pequenas esferas, então o padrão que desenhei também deveria ser o mesmo, não é? Tentei mais algumas vezes, imaginando que o padrão criado pela minha caneta mágica era formado por esferas coloridas, todas empilhadas umas sobre as outras, criando assim um bloco inteiro de cor. Então… a tela de repente se elevou, as florestas verdes cresceram para cima, o rio azul-escuro afundou, até finalmente assumir o padrão que vemos normalmente. Naquele momento, essas mudanças chocaram tanto Anna quanto a mim. Se você não tivesse mencionado, eu nunca teria percebido que minha magia havia evoluído.”
“Então, era assim.”
“Mas, em comparação com o fogo negro de Anna, com a exceção de que, após a evolução, minhas pinturas parecem mais vívidas, parece que ele não tem nenhum outro efeito útil”, resmungou Soraya.
“Não… por quê?” Roland balançou a cabeça. “Aos meus olhos, elas não são apenas pinturas simples.”
Seria um desperdício se ela usasse essa habilidade apenas para pintar. Ele se lembrou da cena em que a chuva escorria pela superfície da cesta, mas ainda assim não conseguia mergulhar em nenhuma das cenas – em vez de uma pintura, era uma espécie de magia de “revestimento”.