Capítulo 193 – Banheiro do Castelo

Liberte aquela bruxa! · Capítulo 193

A apresentação teatral foi um grande sucesso. Nas últimas duas semanas, “Cinderela” foi encenada três vezes, e muitos cidadãos a assistiram mais de uma vez. Se a primeira apresentação serviu como propaganda e anúncio necessários para atrair tantas pessoas, as duas seguintes foram completamente autossuficientes. Houve até cidadãos que foram à Câmara Municipal perguntando quando ocorreria a quarta apresentação.

Ao receber tal resposta, Roland ficou naturalmente muito feliz; todos estavam tão completamente fascinados pela história que quase ninguém levantou objeções quanto ao fato de Cinderela ter recebido ajuda de uma bruxa. Só resta esperar para ver como os camponeses pobres reagirão ao tratamento e à assistência oferecidos pelas bruxas na peça “O galo canta à Meia-noite”, que será apresentada no próximo mês como uma espécie de espetáculo especial para eles.

Outra coisa que agradou Roland foi o fato de a equipe ter se estabelecido na cidade e até mesmo ter aceitado a existência das bruxas – após a terceira apresentação, Irene tomou a iniciativa de procurar Roland e perguntou-lhe de onde vinha aquele “acompanhamento sonoro” inesperado; então Roland a apresentou a Eco.

Graças à observação secreta de Rouxinol, eles descobriram que, embora Irene estivesse claramente surpresa, ela não demonstrou nenhum ressentimento ou repulsa. Depois de recuperar a compostura, ela pareceu muito curiosa e fez várias perguntas a Eco, até mesmo pedindo que ela demonstrasse seu poder mágico relacionado aos sons várias vezes. Como resultado, Eco logo se juntou ao grupo teatral, tornando-se a responsável pela música que era orquestrada nos bastidores. A fim de evitar acidentes, Irene se encarregava sozinha de trabalhar com Eco durante os ensaios sonoros, mantendo isso em segredo dos demais atores. Não havia dúvidas de que a trilha musical alcançaria novos patamares na apresentação que se aproximava.

Outro fato que o deixou muito feliz foi o de que o castelo em breve entraria na era da água encanada.

A imponente torre de água se erguia alta e reta no quintal do castelo. Seu corpo e estrutura eram feitos de ferro soldado, conferindo-lhe uma forma triangular. Acoplado ao topo da torre —com dois metros de diâmetro e três metros de altura— havia um balde de ferro. A válvula de água presente no balde facilitava muito o controle do nível da água. A torre foi soldada por Anna e, em seguida, revestida com um revestimento anticorrosivo por Soraya; por fim, com a ajuda da magia de Beija-Flor, eles eliminaram grande parte do peso para instalá-la sobre a base de cimento já construída.

Devido à altura do castelo, a torre de água no quintal era ainda mais alta do que a margem do Rio Redwater; com 12 metros de altura, quase alcançava o topo do castelo. Para evitar que a torre desabasse, Roland a cercou com um muro, conectando-a assim ao castelo.

A máquina a vapor foi instalada do lado de fora do jardim dos fundos e era usada para abastecer a torre d’água, bombeando água do poço localizado no jardim traseiro do castelo. Ao observá-la mais de perto, podia-se perceber que se tratava já da terceira geração dessa máquina a vapor, sendo que a maior melhoria era a significativa redução do barulho durante o funcionamento.

Em cada ponto de conexão da máquina a vapor, foi instalado um espaçador – o espaçador de cor azul claro tinha a mesma tonalidade do céu descrita por Soraya, o que lhe conferia um aspecto suave, mas ao mesmo tempo muito resistente, reduzindo significativamente o ruído vibracional da máquina. O interior do cilindro e a borda do pistão eram revestidos com uma cor semelhante à da grama, o que diminuía vazamentos e, ao mesmo tempo, melhorava a eficiência operacional. Os componentes suscetíveis a tremores, como o tubo de escape, foram completamente substituídos por mangueiras revestidas.

Para evitar que a máquina a vapor fosse danificada pelo sol e pela chuva, além de reduzir ainda mais o barulho, Roland construiu uma pequena casa ao seu redor e pediu a Soraya que revestisse todas as paredes internas com um design em formato de favo de mel, utilizado como material poroso para absorver som. Os testes práticos mostraram que, mesmo durante a noite, o barulho da máquina ficava tão fraco que as pessoas que dormiam lá dentro não eram acordadas.

No entanto, a tentativa de Roland de alimentar automaticamente a máquina a vapor fracassou. Ele originalmente planejara que a máquina fosse regulada por uma esfera móvel, a qual controlaria a válvula localizada na caixa de madeira. À medida que a pressão do vapor diminuía, essa esfera deveria abrir a válvula, permitindo que a lenha da caixa de madeira rolasse para dentro do forno. Porém, dessa forma o regulador teria que realizar um grande esforço, já que, sozinha, a peso da esfera não seria suficiente para acionar a válvula.

Após muita deliberação, Roland finalmente decidiu desistir. No início, a caixa de madeira precisava ser preenchida até o limite, e, quando se esvaziava, ainda era necessário enchê-la novamente por meio de mão de obra; nesse caso, seria melhor simplesmente providenciar que os funcionários enchessem o tanque d’água todos os dias.

A etapa final consistia em instalar o sistema de água no castelo – que incluía torneiras, chuveiros, tubulações e os respectivos canos de escoamento.

O castelo não era como as casas de tijolo do distrito recém-construído; os buracos, os telhados e as paredes feitos de pedra tornavam a reforma do castelo extremamente complicada. Por isso, essa etapa levou quase uma semana, mas, a fim de viver uma vida feliz, Roland orientou pessoalmente Karl a transformar um dos cômodos do segundo e terceiro andares em um banheiro.

Para isso, a nova habilidade de Soraya mais uma vez desempenhou um papel vital: após os canos de drenagem no chão serem revestidos com cimento, ela pintou uma fina camada de grama sobre o solo, o que não só o tornou à prova d’água, mas também fez com que caminhar pelo banheiro fosse tão confortável quanto andar em um campo gramado. Depois de fazer isso, Roland autorizou-a imediatamente a revestir todo o cômodo. Ela transformou o teto em um céu azul com nuvens, enquanto nas paredes ao redor podiam-se ver vales distantes e áreas gramadas; as paredes da banheira ficaram extremamente claras, como se fossem joias.

No dia em que o sistema de água começou a funcionar, o príncipe convocou todas as bruxas ao banheiro para que pudessem finalmente vivenciar com os próprios olhos essa maravilhosa conquista.

O reservatório no quintal foi preenchido com água, de modo que, quando ele abriu a torneira, a água jorrou imediatamente pelo cano.

“A partir de agora, não há mais necessidade de buscar água no poço”, proclamou Roland com orgulho. “Não é preciso usar a mesma água do banho por três dias. Basta ficar debaixo do chuveiro e puxar a alavanca.”

“De onde vem a água?” Relâmpago esticou a língua e provou a água. “É doce.”

De baixo, Iluminação esticou a cabeça e seguiu seu exemplo: “É uma gosma bem doce!”

Vendo uma terceira pessoa tentar provar a água, Roland impediu Nana: “Aqueles que quiserem beber água só podem fazê-lo depois que ela for fervida. A água desta fonte só pode ser usada para lavar as mãos e tomar banho.”

“Isso é... o princípio do sifão, certo?” Anna olhou para Roland, seus olhos azuis como lagos brilhando de inteligência.

“O que é isso?”, perguntou Beija-Flor enquanto levantava a mão.

Sob o ensino do Pergaminho, todas as bruxas da turma já se acostumaram com o hábito de levantar a mão sempre que tinham alguma pergunta.

“Na ‘Física Básica’ diz que, quando o nível em dois recipientes não é igual e se os dois tanques estiverem conectados por um tubo, independentemente da forma do tubo, sob a ação da gravidade o líquido sempre se equalizará”, explicou Anna com base no que lembrava. “Nossa posição atual está mais baixa do que a da torre d’água, então a água continuará a fluir para cá.”

“Isso está completamente correto”, elogiou Roland. Ser capaz de relacionar o conhecimento adquirido com a realidade é realmente algo digno de uma pessoa talentosa.

“E isso aqui?” perguntou Rouxinol, apontando com curiosidade para o chuveiro. “Por que ele tem tantos buracos na parte de baixo?”

Roland abriu a válvula, fazendo com que gotas finas de água jorrassem para fora. “Isso existe para facilitar o banho das pessoas. Basta ficar debaixo do chuveiro para que se possa limpar o corpo com facilidade.”

“Então era por isso que você ficou se movendo pelo castelo toda essa semana, para tornar o banho mais confortável?” Líli curvou os lábios e sussurrou: “Isso realmente é típico da vida luxuosa de um Lorde.”

“Líli!”, repreendeu Pergaminho com uma expressão séria.

“Não se preocupe,” Roland acenou com a mão, indicando que não se importava com as palavras dela. “A busca pelo prazer é uma das maiores fontes do progresso humano, e eu não sou exceção a isso.”