Capítulo 27: Uma conversa amigável

Liberte aquela bruxa! · Capítulo 27

A cada dia, o tempo ficava cada vez mais frio, e Roland acordava cada vez mais tarde.

Como membro da classe governante, ele certamente tinha o direito de ficar na cama por mais tempo, até o início da manhã. Em particular, toda vez que dormia em sua cama forrada com três travesseiros de veludo, sentia como se estivesse caindo em nuvens macias. Permanecer nesse estado de relaxamento ajudava a melhorar seu humor.

Depois de lavar o rosto e enxaguar a boca, Roland entrou em seu escritório, onde Rouxinol já o aguardava há bastante tempo.

“Bem, aqui está o seu café da manhã. Eu já comi metade enquanto ainda estava quente. Mas agora está frio”, disse Rouxinol, fazendo beicinho e apontando para a mesa onde restava menos da metade do pão. Ao ver aquela cena, parecia que ela era a dona daquele lugar e não Roland.

“Ninguém te ensinou a ser humilde na presença de um príncipe?” Roland estendeu a mão para pegar os pratos enquanto se sentava em sua escrivaninha. “Ainda me lembro de que, no início, você levava a etiqueta muito a sério.”

Ele suspirou em seu coração. Realmente não havia pensado que Rouxinol ficaria sempre ao seu lado, em vez de acompanhar Anna. Parecia que ela não estava em missão, mas sim passeando ao sol. Antes, ela sempre escondia sua aparência. Mas agora, desde que não houvesse estranhos por perto, ela se mostrava abertamente no escritório, sem sequer usar o capuz.

“Assim?” Ela pulou da mesa e fez uma reverência perfeita de nobreza. “Ultimamente o senhor tem começado a acordar tarde. Por isso, pensei que tomar seu café da manhã poderia ajudá-lo a resolver esse pequeno problema, Vossa Alteza.” Ela se inclinou em direção a Roland. “De qualquer forma, o senhor não se importa, certo? Posso ver que não gosta desses rituais tediosos.”

Seu comentário estava perfeitamente correto. Roland a amaldiçoou em silêncio. Haveria algo que ela não visse?

Ele suspirou: “Leve o café da manhã com você. Depois que começar a comer, precisa terminá-lo. Se eu quiser comer, vou pegar outro.”

“Como Vossa Alteza diz!” Ela sorriu suavemente e foi colocar o prato ao seu lado.

Roland desenrolou um pergaminho em branco e começou a finalizar o projeto complementar que havia esboçado anteriormente.

Se ele quisesse manter a Cidade Fronteiriça, não seria tão fácil, especialmente após uma vitória trágica no primeiro confronto; portanto, precisava tomar alguma atitude. Além disso, suas novas tropas nunca haviam visto sangue. Por isso, Roland temia que, diante de grandes perdas, seus soldados recém-treinados não tivessem coragem suficiente para permanecer nas muralhas.

Ele precisava das armas de sua época para obter uma vantagem absoluta sobre as feras demoníacas.

Sem dúvida, as armas de fogo seriam úteis.

Na verdade, aquela era tinha todas as condições necessárias para o surgimento das armas de fogo. Os alquimistas costumavam criar um pó chamado “pó de neve”, utilizado em celebrações da corte. Porém, essa mistura tinha uma receita inadequada para ser usada como pólvora: queimava lentamente e sua explosão era mais exagerada do que o dano que causava.

Nos próximos cem anos, provavelmente surgirá o protótipo de armas de fogo – adequadas para uso em guerra. Devido à sua operação complexa, essas armas exigiriam a colaboração de duas pessoas para serem disparadas. Em circunstâncias normais, eram utilizadas apenas como armas de tiro único. No entanto, em termos de cadência de disparo e poder destrutivo, ainda não eram comparáveis às de um arqueiro bem treinado.

Roland certamente não estava interessado em que a história se repetisse.

Com a ajuda da máquina a vapor e das habilidades das bruxas, ele poderia criar armas que tivessem valor real.

“Eu vi a ordem de compra em cima da mesa enquanto você dormia”, disse Rouxinol, engolindo o último pedaço de pão, e então perguntou casualmente: “O que você pretende fazer com tanta gelo? Está inverno. Se quiser beber cerveja congelada, basta deixá-la do lado de fora da casa; então, por que comprar gelo extra?”

A alta nobreza gostava de usar gelo no verão – eles o combinavam com nitrato de potássio para saborear leite frio, suco de frutas ou vinho. Como agora era a estação fria, o preço do nitrato de potássio era muito baixo.

“Para fazer queijo gelado, a temperatura atual não é baixa o suficiente”, respondeu Roland.

Embora a mulher diante dele não fosse inimiga, ele não podia contar tudo a ela como fazia com Anna. As máquinas a vapor eram algo diferente, mas armas de fogo não exigiam um nível tão elevado de conhecimento tecnológico. Uma vez disseminadas, sua distribuição já não poderia ser controlada. Enquanto não soubesse que tipo de pessoa ela era, era melhor manter alguns segredos dela. Ao chegar a essa conclusão, ele pediu insistentemente ao Rouxinol: “A Associação de Cooperação das Bruxas não só procura pela Montanha Sagrada, mas também treina bruxas como assassinas?”

“Não, elas simplesmente se reúnem em grupos para encontrar uma cura que ponha fim à suas vidas miseráveis”, disse o Rouxinol, acenando com a mão de forma displicente. “Eu me juntei à Associação de Cooperação das Bruxas, mas foi apenas há dois anos.”

“Em outras palavras, você trabalhava para outra pessoa antes?” Suas excelentes habilidades em arremesso de facas eram fruto de anos de treinamento árduo e de boas instruções, então Roland pôde confirmar: “Então, além de mim, também existem outras pessoas dispostas a abrigar bruxas?”

“Abrigo?” O rosto de Rouxinol assumiu uma expressão estranha. “Como isso seria possível… Se ele soubesse que sou uma bruxa, nem sequer me deixaria entrar em sua casa. Acho que teria me matado em segredo se eu tivesse ficado com ele depois de revelar minha verdadeira natureza.”

“Ah? Pode me contar mais?”

Rouxinol sorriu e balançou a cabeça, mas, desta vez, seu sorriso escondia muitas emoções desconhecidas. “Vossa Alteza, você precisa esperar até o momento certo para que eu lhe conte. Sei do que está preocupada, mas fique tranquila. Há cinco anos consegui minha liberdade e agora não preciso mais trabalhar para mais ninguém.”

Seu teste de verificação falhou; parecia que seus pontos de charme não eram altos o suficiente, ah… Mas as respostas dela confirmaram pelo menos uma de suas suposições – pelo menos cinco anos atrás, ela era alguém envolvido em algum negócio duvidoso. Felizmente, parece que ensinar e usar o Rouxinol foi apenas uma coincidência, e seu antigo empregador não era como ele, que pretendia contratar um grande número de bruxas.

Roland não insistiu no assunto e, em vez disso, se concentrou em terminar seu desenho.

Depois de algum tempo, ele ficou um pouco surpreso ao perceber que o normalmente falante Rouxinol havia se tornado silencioso, e o único som no cômodo era o do fogo queimando. Quando Roland levantou a cabeça para esticar o pescoço dorido, não conseguiu encontrar nenhum sinal dela no escritório.

“Sair sem dizer nada?”, murmurou ele, dobrando o pergaminho em suas mãos e colocando-o no bolso pessoal.

Nos dias seguintes, ele ficou ocupado desenhando os projetos das armas ou testando aqueles que já estavam prontos.

Sua intenção era criar a famosa arma de pederneira. Esse tipo de arma já havia sido testado ao longo da história; a dificuldade residia em fabricar uma semelhante a um harquebuço. Primeiro era preciso inserir a pólvora e, em seguida, carregar a bala de chumbo. A taxa de disparo era de quase três tiros por minuto, então realmente não exigia muita habilidade para lidar com as feras demoníacas.

A maioria das feras demoníacas não conseguia escalar os muros, então a distância de tiro era aproximadamente igual à altura dos mesmos, que era de doze pés. A essa distância, mesmo com um tiro impreciso, deveria ser possível acertá-las, e a bala de chumbo também não perderia muito de sua força. Se apenas a pele dessas feras demoníacas evoluísse para ser tão dura quanto o aço, elas poderiam ser facilmente abatidas a tiros.

A desvantagem residia no tempo de produção de uma arma de pederneira. Tudo começou com as armas de mecha: o ferreiro precisava moldá-las lentamente, do cano até o gatilho. A fabricação completa de uma arma levava cerca de três meses, dos quais a maior parte era dedicada ao cano. Primeiro, era necessário forjá-lo até adquirir uma forma fina e cilíndrica, e só então se podiam gravar os sulcos em espiral. Embora fosse um processo bastante sofisticado, mesmo sem o equipamento adequado, um ferreiro habilidoso ainda deveria ser capaz de produzir um bom cano.

Esse também foi um dos motivos pelos quais Roland criou primeiro a máquina a vapor.

Com a máquina a vapor, ele pôde utilizar uma furadeira de aço para perfurar diretamente o ferro maciço, o que permitiu aumentar significativamente a velocidade de produção. Ele não precisava de um ferreiro mestre para realizar o trabalho; bastava-lhe uma mesa onde pudesse fixar o cano.