Capítulo 3: A Bruxa chamada Anna (Parte II)
Liberte aquela bruxa! · Capítulo 3
Roland engoliu o último pedaço de ovo frito do seu café da manhã, pegou um guardanapo e limpou a boca antes de dizer: “Então você está dizendo que teme que a Associação de Cooperação das Bruxas ouça a notícia de que a bruxa não morreu e, por isso, tente resgatá-la?”
“É exatamente como a Alteza disse”, exclamou Barov, batendo o pé com raiva. “Se a prisioneira tivesse morrido já seria ruim o suficiente, mas agora ela ainda está viva! Se aquelas bruxas são loucas o bastante para roubar bebês na esperança de que se tornem companheiras no futuro, até onde você acha que elas iriam por alguém que já se tornou um servo do Diabo? Com o comportamento imprudente delas, não seria surpreendente que tentassem resgatá-la.”
Roland ficou confuso; ele sempre sentiu que havia algo errado com aquela situação. Por que o Vice-Ministro e o Comandante dos Cavaleiros tinham tanto medo das bruxas?
A mulher que deveria ter sido enforcada era uma bruxa, não é? Aquela mulher tão magra que parecia que cairia ao sopro do vento? Se ela realmente possuía um poder tão terrível, por que precisaria ficar ali, esperando pela morte? Não, ela não faria isso. De acordo com os ensinamentos da Igreja, ela era a encarnação do Diabo, devendo ser executada sem julgamento. Até o exército teria de pagar um preço alto ao se opor a uma bruxa. No entanto, esse “Diabo” foi capturado pelos habitantes comuns daquela Cidade Fronteiriça, torturado e até mesmo amarrado com uma corda, mas até agora eles não viram nenhum sinal daquele suposto poder terrível.
“Como ela foi capturada?”, perguntou Roland.
“Ouvi dizer que, quando a Mina do Norte desabou, para fugir, ela revelou sua identidade de bruxa e foi então capturada pelos aldeões furiosos”, respondeu Barov.
Enquanto ouvia Barov, Roland pensou: Por que tenho a impressão de que isso aconteceu no dia anterior à minha reencarnação?
“Como ela se revelou como bruxa?”, perguntou o príncipe em voz alta.
“Eu, bem... não tenho certeza”, disse o Vice-Ministro, balançando a cabeça. “A situação era muito confusa; pode ser que alguém a tenha visto usando feitiçaria.”
Roland franziu a testa ao perguntar: “Vocês não investigaram a situação a fundo?”
“Alteza, retomar a mineração era a prioridade”, protestou o Vice-Ministro. “A receita proveniente daquela mina de ferro representa metade da produção desta cidade, e os guardas confirmaram que alguém no local foi morto por feitiçaria.”
“Que tipo de feitiçaria?”, perguntou Roland, interessado.
“A cabeça e grande parte do corpo estavam espalhados no chão, como se tivessem derretido. O cadáver parecia uma vela esgotada”, disse o ministro com um olhar de nojo. “Alteza, fique feliz por não ter visto tal cena.”
Roland começou a brincar pensativamente com um garfo de prata. Historicamente, a maioria das vítimas das perseguições às bruxas durante a Inquisição era inocente – meros instrumentos nas mãos da Igreja para manter o controle sobre a população ou alvos para que os habitantes ignorantes descontassem sua raiva. Claro, uma pequena parte dos acusados foi responsável por sua própria queda. Pessoas daquele tipo, vestidas de maneira estranha e misturando todo tipo de material peculiar, afirmando serem capazes de prever o futuro e conhecerem o desfecho da vida e da morte.
Na verdade, aquelas pessoas realmente descobriram alguns truques, como o uso de reações químicas, mas depois usaram isso para afirmar que haviam adquirido o poder dos deuses.
Aos olhos dos modernos, tratava-se apenas de alguns truques simples de química, mas na Idade Média, eles podiam ser facilmente distorcidos e apresentados como fenômenos incríveis.
Quanto a derreter pessoas, a primeira coisa em que Roland pensou foi numa solução ácida.
Mas seria um incômodo preparar esse tipo de substância, além de ser necessário mergulhar o corpo completamente nela; porém, o resultado não se assemelharia a uma vela queimada. Quanto aos outros métodos, eles estavam fora de questão.
Então, como ela fez isso?
Se ela dependesse da alquimia, o que era raro, talvez…
Roland pensou por um instante e, em seguida, disse em tom determinado: “Leve-me até ela.”
O Vice-Ministro ficou chocado por um instante antes de exclamar: “Senhor, o senhor quer ver a bruxa?” Barov levantou-se em pânico, derrubando a xícara com o leite que ainda não havia bebido.
“Sim, isso é uma ordem”, disse Roland, olhando para trás e sorrindo para o Vice-Ministro. Ele agora estava realmente grato pelo estilo irracional do Quarto Príncipe.
Roland foi até a porta, mas parou de repente, perguntando: “Certo, preciso perguntar: por que usaríamos a forca?”
“O quê?”, disse Barov.
Roland reiterou sua pergunta: “Por que ela seria enforcada? As bruxas não deveriam ser queimadas na fogueira?”
O rosto de Barov parecia confuso enquanto ele perguntava: “Não é verdade? Mas ela não tem medo do fogo.”
*
A masmorra era pequena; aquela terra árida não podia se dar ao luxo de abrigar muitos prisioneiros. A maioria dos criminosos era julgada após alguns dias e, então, ou libertada ou morta.
Além de Barov, o príncipe entrou na masmorra acompanhado pelo Comandante dos Cavaleiros, pelo diretor da prisão e por dois guardas.
A masmorra tinha um total de quatro andares, e suas paredes eram feitas de blocos de granito duro. Era a primeira vez que Roland visitava um lugar desse tipo, e ele percebeu que, quanto mais fundo ia, mais estreitos se tornavam os corredores. O número de celas também diminuía. Ele achou que provavelmente eles haviam cavado primeiro uma cova em forma de cone invertido e, em seguida, construído camada após camada com pedra.
Esse projeto rudimentar, é claro, não teria um bom sistema de drenagem. O chão estava úmido, e as águas sujas e lamacentas escorriam pelas escadas até o último andar.
Obviamente, a bruxa estava no fundo do calabouço. A cada camada que desciam, o cheiro fétido no ar ficava cada vez mais intenso.
“Alteza, Vossa Alteza está correndo um risco muito grande ao fazer isso. Mesmo que ela esteja selada pelo Brinco da Retribuição de Deus, não é seguro.”
Foi Carter quem falou. Assim que soube que o príncipe planejava visitar a bruxa, ele imediatamente o seguiu, aconselhando-o o tempo todo a desistir da ideia. Mas tudo foi em vão; até mesmo as ordens diretas do rei para que ele evitasse situações perigosas não surtiram efeito algum. Obviamente, ele não era apenas bonito, mas também um falador. Depois de suportar isso por algum tempo, Roland só desejava que alguém costurasse sua boca. “É preciso encarar o inimigo nos olhos antes de enfrentá-lo no campo de batalha, lado a lado. Pensei que você soubesse disso”, disse ele.
“Além de lutar contra o mal com coragem, também é importante avaliar as próprias capacidades e agir em conformidade; um comportamento imprudente não é considerado corajoso”, retrucou Carter.
“Quer dizer então que, se encontrar um inimigo mais fraco que você, age com justiça, mas se ele for mais forte, vai fechar os olhos?” desafiou Roland.
“Não, Alteza, quero dizer…” Carter gaguejou.
“Antes você já tinha medo de um ataque de bruxas, e agora tem até medo de ver uma menina pequena; meu Comandante dos Cavaleiros é realmente assustador.”
Embora o cavaleiro fosse um bom orador, ele não se destacava em debates; ao encontrar alguém tão eloquente quanto Roland, perdia completamente. Aproveitando-se disso, o grupo chegou ao fundo da masmorra.
Este andar era muitas vezes menor que o anterior, com apenas duas celas no total. O guarda acendeu as tochas nas paredes e, à medida que a escuridão se dissipava, Roland viu a bruxa encolhida em um canto de sua cela.
Já era final de outono, e a temperatura no calabouço era tão baixa que as pessoas viam neblina branca ao respirar. Ele usava um casaco de pele com forro de seda por dentro, por isso não sentia frio, mas a garota vestia apenas um tecido de linho grosso que nem sequer conseguia cobrir todo o seu corpo, com os braços e pés para fora, ficando azulados.
As tochas que se acenderam de repente fizeram com que ela se encolhesse, com os olhos fechados. Mas logo conseguiu abri-los e olhar diretamente para eles.
Eram olhos de azul pálido, como um lago calmo antes da chegada de chuvas fortes. Não havia medo no rosto da bruxa, nem se podia perceber raiva ou ódio algum. Roland teve uma visão: parecia que aquilo diante dele não era uma menina frágil. Pelo contrário, era como se estivesse diante de uma chama furiosa. De repente, ele sentiu que a luz das tochas nas paredes estava um pouco fraca.
A garota tentou se levantar, apoiando‑se na parede, em câmera lenta, como se temesse cair. Mas, no final, conseguiu se erguer e saiu mancando do canto, permitindo que a luz a iluminasse.
Mesmo sendo um movimento tão simples, fez com que seus homens respirassem fundo várias vezes o ar gelado e recuassem até dois passos para trás; apenas o Comandante dos Cavaleiros conseguiu resistir e permanecer diante de Roland.
“Qual é o seu nome?”, perguntou Roland à bruxa, dando um tapinha no ombro do cavaleiro para indicar que ele não precisava ficar tão nervoso.
“Anna”, respondeu ela.