Capítulo 33 Pólvora
Liberte aquela bruxa! · Capítulo 33
Menos de quinze minutos depois de descansarem, Machado de Ferro bateu palmas e gritou: “Todos em pé! Sua Alteza, o 4º Príncipe, está chegando.”
Van’er logo retornou ao seu posto, graças ao treinamento especial que havia recebido anteriormente. Ele aprendera a seguir ordens quase de forma subconsciente, por isso pegou seu manequim de lança e assumiu a posição de prontidão para atacar com seu cajado de madeira.
O príncipe e seus seguidores caminhavam atrás deles, ao longo do muro. Com o canto do olho, Van’er percebeu que o príncipe diminuiu o passo ao se aproximar dele.
Roland suspirou em silêncio – os ditados “uma noite tardia destrói a manhã” e “acordar cedo demais arruína o dia todo” eram realmente verdadeiros. Mal havia terminado de lidar com as consequências do ataque ao castelo quando lembrou que precisava verificar os resultados do treinamento da milícia. Roland sentiu pena de si mesmo: não dormira a noite toda, por isso agora estava sonolento o dia todo. Mas tinha que ir, já que a equipe havia passado para a fase de treinamento de combate, e ele, como comandante supremo, se não aparecesse por muito tempo, o moral dos seus soldados ficaria instável.
Bem... O que as pessoas costumam dizer ao avaliar uma equipe? Roland pensou por um instante: “Somos apenas companheiros em tempos bons ou também o somos em tempos difíceis?”. Se não obtivesse resposta após gritar esse lema, toda a atmosfera ficaria muito constrangedora. Talvez fosse melhor simplesmente tirar alguém de lado para conversar, perguntar sobre a impressão dele e ganhar uma boa reputação.
Assim, ele começou a colocar em prática seu novo plano e deu um tapinha nos ombros de um jovem que parecia bastante robusto.
“O treinamento está muito intenso e você está cansado? Três refeições por dia são suficientes?”
Com base em suas experiências anteriores de assistir às notícias, sua resposta às perguntas deveria ser um grito alto: “Não estou cansado, e está tudo ótimo!”
Mas o resultado foi completamente diferente do que ele esperava. O homem virou-se diretamente para ele e ajoelhou-se, o que chocou profundamente Roland.
Van’er sentiu que havia sido abençoado – Sua Alteza Real, o príncipe, realmente se importava com ele e até perguntou gentilmente se estava cansado do treinamento! Quando se tratava da família real ou mesmo de nobres comuns, eles geralmente relutavam em falar uma palavra sequer com seus soldados. Ele imitou inconscientemente a saudação de um cavaleiro para homenagear Sua Alteza Real. Independentemente de esse ritual ser apropriado para ele, tinha apenas um pensamento: mais tarde, ao voltar às ruas, poderia ser considerado uma nova pessoa.
Quando lhe pediram para se levantar, seu cérebro ainda estava confuso, então ele nem conseguia se lembrar do que havia respondido.
No final, Vossa Alteza perguntou a todos eles. Se alguém tivesse algum comentário ou sugestão sobre o treinamento, deveria falar. De repente, a mente de Van’er ficou completamente clara mais uma vez – aquela era uma ótima oportunidade! Se suas suposições estivessem corretas e a milícia de Sua Alteza tivesse que defender as muralhas sozinha, eles não teriam condições de assumir tal responsabilidade pesada. Talvez minhas preocupações em fugir ou ficar sejam desnecessárias, não é?
Ele refletiu cuidadosamente sobre como formular a frase: “Vossa Honra… Sua Alteza respeitada, o número atual da milícia é muito pequeno. Se nos organizarmos da mesma maneira que treinamos, quando as Bestas Demoníacas atacarem, só conseguiremos defender um terço de toda a muralha e não sobreviveremos…”
Mesmo que o príncipe começasse a recrutar vários grupos de milícia agora, Van’er temia que o tempo de treinamento não fosse suficiente. Além disso, as armas utilizadas por essas pessoas também representariam um gasto enorme; já era difícil suprir os 100 soldados com o tempo restante.
Mesmo agora, eles ainda seguravam seus cajados de madeira para treinar.
Se Sua Alteza Real, o Príncipe, também conseguisse perceber isso, talvez recrutasse um grupo de mercenários de outras cidades como defesa principal. Pelo menos eles não precisariam de treinamento e poderiam ser enviados diretamente para o campo de batalha, além de já carregarem armas e armaduras; porém, o custo para contratá-los era relativamente alto.
Roland pensou por um momento, assentiu e disse: “Sim, você está certo. Com as nossas atuais forças milicianas para proteger toda a muralha da cidade, isso não é muito realista.”
Van’er ficou muito satisfeito: a Alteza realmente… concordava com sua opinião?
Mas ele não esperava as próximas palavras do príncipe: “As Bestas Demoníacas, de certa forma, são apenas uma variante das bestas normais; elas não se tornam mais inteligentes, certo?”
“Sim, Vossa Alteza. Suas formas básicas são apenas animais comuns, portanto as Bestas Demoníacas continuam sendo as mesmas; até mesmo seus hábitos são basicamente os mesmos de antes da transformação… mas eu não vi muitas delas, então não tenho certeza se isso vale para todas.”
“É exatamente o que eu queria ouvir. Embora haja quase seiscentos pés entre o rio Shishui e a base da Encosta Norte, podemos atraí-los para atacar uma área específica que preparamos com antecedência.”
“Quer dizer, usando armadilhas?”, perguntou Machado de Ferro.
“Sim, podemos usar armadilhas, mas não as que os caçadores costumam utilizar. As armadilhas comuns servem para capturar presas por meio de disfarces, mas eu pretendo fazer o oposto. Vamos montar barreiras na direção oposta às muralhas da cidade, como cercas, encostas e valas, forçando essas Bestas Demoníacas insensatas a contorná-las. Essas barreiras contínuas guiarão as presas até um local designado, onde colocaremos nossa principal defesa.” Ao dizer isso, Roland olhou diretamente para Machado de Ferro: “Quanto a como atrair esses monstros, acho que ninguém sabe mais sobre isso do que você.”
Depois de um breve instante, Machado de Ferro respondeu: “Não há problema em direcioná-los — os lobos têm hidrofobia, os javalis têm fotofobia, e as outras Bestas Demoníacas também possuem seus próprios medos. Mas Vossa Alteza, dessa forma teríamos que enfrentar todos esses monstros malignos em um único ponto pequeno; isso não seria muito perigoso?”
“Se dependêssemos apenas de lanças e arcos, isso seria verdade.” Roland respirou fundo e disse com confiança: “Mas agora temos uma arma nova!”
Quando chegou a hora da partida do príncipe, ele voltou a se dirigir a Van’er: “Suas observações foram excelentes. Qual é o seu nome?”
“V-Van’er, Vossa Alteza.”
“Vou propor ao meu cavaleiro-chefe, o Sr. Van’er, que você se torne vice-capitão de uma das equipes. Estou muito satisfeito com o seu trabalho.”
*
Ao lado da fábrica de cimento, Roland construiu uma nova casa. Ela era destinada à produção de pó de neve – ou, mais precisamente, de pólvora.
O local tinha apenas um cômodo grande, com área de trezentos metros quadrados, e somente uma entrada. Ele também implementou o regime de segurança mais rigoroso: dois cavaleiros sempre guardavam a porta, e quem quisesse entrar precisava se registrar primeiro e passar por revista corporal, em busca de algo que pudesse acender fogo. Dentro do local, qualquer fonte de fogo era proibida, por isso só era possível trabalhar durante o dia. Para impedir até mesmo que o Rouxinol se infiltrasse no cômodo, ele pendurou uma cortina de algodão acima da porta.
“É isso que você chama de nova arma?” Carter foi chamado para ver a invenção recém-criada. Ele pegou o pó em suas mãos e cheirou-o. “Isso não é pó de neve, certo?”
Talvez Machado de Ferro não soubesse como era a pólvora de neve, mas Carter havia participado frequentemente de cerimônias reais, portanto sabia perfeitamente como ela se parecia. Era a melhor criação da oficina alquímica. A receita era um segredo para estranhos, mas se o príncipe quisesse conhecê-la, certamente conseguiria.
“É pó de neve, mas não exatamente”, disse Roland. “É a última versão aprimorada produzida pela oficina de alquimia; eu chamo isso de pólvora.”
A pólvora pode ser descrita como um produto perfeito para produção em massa. Ela não exigia materiais exóticos; bastava ter carvão, enxofre e nitrato de potássio, misturados na proporção de 1:1:7,5, para que pudesse ser produzida sem quaisquer barreiras técnicas.
Nessa época, o pó de neve era misturado na proporção de 3:1:1 e, às vezes, também continha alguns materiais estranhos (como mercúrio, manteiga, mel, etc.), que eram adicionados na proporção de 2%. No entanto, isso resultava em uma combustão mais lenta e menor liberação de gases, o que não trazia vantagem alguma para a pólvora. Mesmo assim, Roland sabia que o alquimista continuaria testando outras proporções e previu que levariam apenas 30 anos até que surgisse uma receita semelhante à original da pólvora.
Na história do mundo anterior de Roland, a pólvora foi inventada muito antes da produção da primeira arma branca. Isso se devia ao fato de que a receita e o processo correspondente de fabricação das armas não funcionavam em harmonia.
No entanto, o que muitos ignoravam era o fato de que não era necessário depender de armas de fogo: a pólvora em si já era uma arma extremamente poderosa.