Capítulo 445 – Ataques
Liberte aquela bruxa! · Capítulo 445
Cacusim chegou ao cais quando os primeiros raios de sol começaram a aparecer por entre as nuvens.
Diferentemente do habitual, o cais estava repleto de soldados em silêncio. Eles permaneciam eretos, com seus sacos e armas de cano longo nas costas, parecendo uma floresta densa durante uma tempestade. Embora o cais estivesse lotado, todos se moviam de maneira organizada. Ao observar os soldados subindo ao barco a vapor um por um, Cacusim sentiu uma sensação indescritível de poder e força.
Ele engoliu em seco enquanto pensava.
Estes são os soldados treinados por Sua Alteza.
“Que incrível!”, exclamou o velho. Ele havia viajado de Seawindshire até o Porto Água Clara ainda jovem. Essa distância era superior a metade do território do Reino de Graycastle, e ele também liderara a frota comercial até as Ilhas dos Fiordes e ilhas vizinhas. Portanto, testemunhara pessoalmente o comportamento arrogante dos cavaleiros armados, bem como a fúria dos bárbaros que abatiam bestas com as próprias mãos. Para ele, aqueles soldados eram guerreiros inquestionáveis capazes de exercer um poder extremo. No entanto, ele não esperava sentir esse poder novamente; mas, ao estar ao lado daquele grupo de pessoas comuns, conseguia percebê-lo — e era ainda mais forte do que nunca.
“Sem dúvida, são apenas pessoas comuns...”, pensou ele. Já se passaram cerca de quatro meses desde que Cacusim chegou à Cidade Fronteiriça, e a cada dia ele passava a conhecer melhor a cidade. Ele sabia que o Primeiro Exército era composto principalmente por habitantes locais, e que muitos deles eram mineradores, caçadores, operários de forjas e pedreiros antes de se alistarem no exército. Por isso, eles nunca receberam nenhum treinamento profissional em combate.
No entanto, em apenas alguns meses, essas pessoas tornaram-se tão corajosas e disciplinadas quanto qualquer cavaleiro. “Que magia a Alteza usou neles?”
“Você... realmente vai?” Cacusim ouviu Wade sussurrar atrás de si. Pelo tom baixo de sua voz, percebeu que ele também havia sido silenciado pela presença do exército.
“Por que eu me candidatei para o cargo de capitão se não pretendia ir?”, respondeu Cacusim, respirando fundo.
“Mas eles estão indo lutar”, continuou Wade.
“Todos oferecem seus serviços à Alteza”, corrigiu o velho. Sem virar a cabeça, acrescentou: “E eu também.”
Após o breve silêncio, Wade implorou: “Fique vivo.”
Cacusim acenou em resposta.
...
Cacusim embarcou no sexto barco a vapor assim que este chegou, com a neve rodopiando ao redor. De acordo com a tradição, um capitão pode dar um nome ao seu próprio navio, e, embora aquela embarcação pertencesse à Alteza, ele ainda tinha permissão para decidir seu nome.
No entanto, ele ainda não havia tomado uma decisão.
Era a segunda vez que ele assumia o cargo de capitão desde sua aposentadoria, dez anos antes. Por isso, desejava encontrar um nome dedicado à sua memória.
“Capitão, finalmente o encontramos!” Assim que Cacusim entrou na cabine de comando, o primeiro oficial foi cumprimentá-lo. “Estamos aquecendo a caldeira agora, e prometo que em breve estará pronta para uso.”
O jovem se chamava Pique e era do Território do Sul. Ele tinha alguns anos de experiência pescando no mar. Se fizesse parte de outra frota, nem sequer seria considerado um marinheiro, mas neste barco, todos eram novatos.
"Todos estão aqui?"
“Todos já estão a bordo. Você foi o último”, respondeu Pique, piscando para ele.
“Se você não sabe como respeitar seu capitão, terei prazer em ensiná-lo limpando o convés o dia todo.”
“Sim, capitão!” gritou o jovem, endireitando-se imediatamente. “Claro que respeito!”
“Isso está melhor”, comentou Cacusim. Enquanto acariciava sua barba, ele deu ordens a Pique: “Diga à sala das caldeiras para aumentar o fogo, mas sem fechar essa maldita válvula de vapor. Não quero bater na popa do barco à nossa frente!”
“Sim, entendi.” Sem terminar a frase, Pique voltou imediatamente ao seu jeito brincalhão de antes. Ele piscou rapidamente para o velho e saiu correndo da cabine.
“Aquele desgraçado”, murmurou Cacusim, balançando a cabeça com um sorriso. Ele se sentia mais à vontade após aquela interação, como se tivesse retornado aos bons tempos em que navegava pelos mares. O velho voltou para o leme, acariciando suavemente seu cabo de madeira. Lentamente, começou a se lembrar dos procedimentos de operação de um barco a vapor.
O barco de pedra inventado por Sua Alteza era muito diferente dos barcos a vela. Ele não possuía mastro nem cabine abaixo do convés; em vez disso, tinha duas câmaras. A primeira câmara ficava na parte da frente do barco e era chamada de casa do leme. Nesse cômodo havia duas grandes janelas, por meio das quais o capitão podia observar a rota e navegar com precisão. A segunda câmara ficava no meio do barco e abrigava a caldeira que fornecia energia ao veículo aquático.
Atrás da cabine de comando, havia um convés vazio, espaço que costumava ser ocupado por mineiros durante os treinamentos. Nesse período, eles viajavam frequentemente para o oeste, ao longo do Rio Redwater, para deixar os mineiros na borda da Floresta Nublada, onde podiam encontrar carvão. O carvão durava mais que a madeira e era o combustível preferido em Seawindshire. Agora, havia um galpão improvisado feito de tecido, aparentemente montado em preparação para os soldados que desembarcariam.
Embora Cacusim não estivesse acostumado com o barco de pedra, ele logo percebeu que não era difícil de operar e, em muitos aspectos, era até mais simples do que um veleiro. Primeiramente, esse barco não precisava de vento nem velas para se orientar ou obter energia; em geral, exigia menos mão de obra para funcionar. Além disso, não seria difícil ensinar a um aldeão como operar um fogão, enquanto levaria pelo menos seis meses para que eles dominassem a navegação à vela. O barco de pedra podia funcionar sozinho por muito tempo, desde que o motor estivesse ligado e a válvula de vapor fechada.
Nesse exato momento, a tranquilidade da manhã cedo em Cidade Fronteiriça foi quebrada por um assobio abafado de vapor vindo da frente da fila.
O primeiro barco já estava partindo.
“Capitão, a água no caldeirão está pronta!”, informou Pique, que voltou correndo para a cabine de comando.
“Toque o sino para avisar Bigpad e Grizzly que chegou a hora de fechar a válvula e acelerar. É hora de partirmos”, ordenou Cacusim com seriedade.
“Sim, senhor. Avancem!” Pique puxou a longa corda de ferro presa à parede, que fazia soar o sino na casa da caldeira, transmitindo assim as ordens do capitão.
Em resposta, o barco tremeu violentamente, e os pneus de madeira em ambos os lados começaram a se mover lentamente.
Cacusim segurou firmemente o leme e olhou diretamente para a frente. Quando Vader lhe perguntou por que queria lutar, ele na verdade não contou a verdade. Dizer que era para servir Sua Alteza era apenas uma pequena parte da razão.
Na verdade, ele simplesmente gostava de ser um “capitão”.
Não importava se era um veleiro ou um barco a vapor a remo: Cacusim realmente adorava a sensação do leme em suas mãos enquanto guiava a proa por entre as ondas impetuosas.
Esta é a vida que ele realmente deseja.
“Velas ao máximo... Não, continuem a jogar carvão!” O velho virou-se para estibordo enquanto gritava. “Aguentem firme, pessoal! Estamos partindo!”
“Se você me levar até a Cidade Fronteiriça, os Eltkes vão lhe pagar bem. Que tal cinco... não, dez reais de ouro?” perguntou o mordomo, bloqueando a porta da cabine do barqueiro angustiado. Ele colocara o pé esquerdo na fenda da porta para impedir que o barqueiro a fechasse em seu rosto, isolando-o completamente.
“E… Excelência, fico feliz em poder servi-Lo, mas simplesmente não consigo.” O barqueiro gaguejou. “V… Veja, nem mesmo há um galpão acima do meu barco para protegê-Lo da neve. Transportá-Lo até o outro lado do rio não seria problema, mas até a Cidade Fronteiriça… levaria vários dias! Só pense neste tempo gelado. Onde dormiríamos? Ficaríamos congelados como picolés em apenas uma noite no barco, não é?”
“Há algum outro barqueiro por perto que possa me levar até a Cidade Fronteiriça?”, insistiu o mordomo.
“Não, nenhum outro”, negou o barqueiro, acenando com a mão. “Só temos barcos pequenos. V... O senhor deveria ir até a Fortaleza Longsong para encontrar um barco onde possa passar a noite.”
Se eu pudesse entrar na Fortaleza Longsong, por que vim aqui procurar um barqueiro que ganha a vida pescando e transportando pessoas?, pensou o mordomo enquanto o barqueiro fechava a porta.
O mordomo chutou a neve. Desde que as quatro famílias começaram a atacar a Fortaleza Longsong, todos os portões da cidade foram fechados. Ele gastou muito tempo fazendo esse desvio e agora percebia que todo o seu esforço havia sido em vão.
Em breve vai escurecer. Como é que vou conseguir completar a tarefa do meu Lorde?
O mordomo olhou melancolicamente para o Rio Redwater, mas logo ficou atônito.
Meu Deus, o que é isso?
Ele esfregou os olhos, incrédulo, tentando ter certeza de que o que via não era uma ilusão. Uma enorme frota descia pelo rio, e os barcos eram diferentes de qualquer outro que ele já tivesse visto. Através da densa neve enevoada, as embarcações rugiam e assobiavam em alta velocidade em sua direção. Não havia velas nos barcos cinzentos, mas eles ainda avançavam contra o vento, com suas proas cortando a água e rompendo as ondas.
No primeiro barco, ele pôde ver uma bandeira tremulando ao vento, com o emblema bordado de uma torre e um canhão. O mordomo prendeu a respiração, percebendo: “Esta é a frota de Príncipe Roland Wimbledon!”