Capítulo 503 – A Batalha pela Cidade do Rei (Parte 1)
Liberte aquela bruxa! · Capítulo 503
“Vossa Alteza, há um pelotão guardando a área do cais”, informou Relâmpago, responsável por monitorar a situação inimiga. “São cerca de 100 homens, e, a julgar por suas uniformes, parecem fazer parte da milícia.”
“Apenas 100?” Roland ficou ligeiramente surpreso. Era previsível que Timóteo destacasse tropas para o cais do distrito periférico – a enorme frota certamente chamaria atenção ao passar por Cidade de Redwater e Cidade de Prata. Embora os navios a vapor fossem muito mais rápidos que os navios a vela, conseguindo percorrer uma distância que estes levariam sete dias para cobrir em apenas cinco, ainda assim não eram tão Velocista quanto mensageiros que trocavam constantemente de cavalos e viajavam 24 horas por dia. Sem falar nas pombas: se os espiões do novo rei usassem pombos para entregar seus relatórios, Timóteo teria recebido a notícia com dois ou três dias de antecedência.
Mas foi inesperado que Timothy enviasse apenas 100 homens para defender o cais. Roland imaginava que a primeira batalha ocorreria nas proximidades dele. Ele esperava que arqueiros, mosqueteiros e até mesmo mangonéis estivessem posicionados em ambas as margens do rio, a fim de impedir que suas tropas desembarcassem com sucesso. Por isso, ele queria construir canhoneiras fluviais no interior do rio a tempo da ofensiva da primavera. A eficiência do transporte por água era muito maior do que a terrestre, mas sua desvantagem era que as tropas precisavam desembarcar em um cais, podendo assim ser facilmente emboscadas. Se seu exército tivesse a capacidade de atacar do outro lado da margem, conseguiria lidar com qualquer emboscada com facilidade e criar um ponto de desembarque seguro.
Parecia que Timothy já havia desistido da “enorme vantagem” que teria enquanto as tropas de Roland desembarcassem. Do ponto de vista de Roland, embora fosse a decisão correta, ela era injustificável — era impossível que Timothy soubesse sobre o alcance e a potência de sua artilharia naval de 152 mm.
Enquanto pensava nisso, Roland chamou Sylvie para perto. “Os milicianos estão carregando alguma Pílula Berserk?”
Sylvie invocou seu Olho da Magia e levou algum tempo para observar a cena. “Não vejo nada que pareça uma pílula. Alguns deles nem sequer têm armas. Mas... há algo estranho no chão.”
“O chão?”
“Eles enterraram algumas coisas no chão... também há algumas no cais.” Sylvie franziu a testa para observar com ainda mais atenção. “Potes e barris... eles estão cheios de pó cinza escuro.”
“Pólvora?” exclamou Rouxinol, sem conseguir se conter.
“Bem, isso faz sentido”, disse Roland, tentando manter a calma o máximo possível. “A milícia é apenas isca para chamar nossa atenção. Ao nos oferecer uma oportunidade falsa de desembarcar e tomar o cais, Timóteo acenderá a pólvora e nos fará explodir todos.”
Em seu coração, ele não estava tão calmo quanto parecia. Essa estratégia era semelhante às guerras com minas terrestres do passado e, de fato, era um bom plano. Embora tivesse percebido isso desde cedo, suas tropas ainda precisariam desembarcar na costa — tendo escolhido viajar por água, o cais era uma passagem necessária, e parecia que Timóteo estava ciente dessa inevitabilidade. Provavelmente esperava surpreender Roland ao montar uma emboscada em vez de lutar abertamente. Se Sylvie não estivesse por perto, havia chance de Roland cair direto na armadilha.
A solução para isso era bastante viável. Como Timóteo não dispunha de métodos sem fio para acender a pólvora, ele teria que enviar pessoas perto dos barris para realizar a ignição. Tudo o que Roland precisava fazer era eliminar essas pessoas. De qualquer forma, era importante preservar o cais, caso contrário, ele não conseguiria transportar seus canhões e munições para a costa.
Graças à observação atenta de Sylvie, Roland conseguiu identificar dois locais onde a ignição provavelmente seria realizada. Um deles ficava em uma cabana na extremidade do cais, como era evidente por meio de um longo tubo de ferro que o conectava ao barril mais próximo. O outro estava localizado no armazém do cais. Ambos os locais compartilhavam uma característica semelhante: um buraco negro em constante movimento formado por uma Pedra de Retaliação do Deus.
Após algumas discussões com Machado de Ferro, Roland decidiu rapidamente o plano de batalha.
Primeiro, Rouxinol entraria furtivamente no armazém, eliminaria silenciosamente a equipe responsável pela ignição e protegeria o portão para impedir que outros intervissem e acendessem a pólvora. Em seguida, Roland usaria a artilharia naval para destruir a cabana. Não haveria problema mesmo que isso fizesse a pólvora acender — desde que o cais permanecesse em boas condições.
Apoiado em um parapeito no lado oeste da Cidade do Rei, o Cavaleiro Coração de Aço, Weimar, ergueu seu telescópio e observou os movimentos no rio.
O canal longo e estreito parecia uma faixa de fita dourada brilhante que cortava as planícies marrons e brancas, nas quais grande parte da neve acumulada já havia derretido, revelando um verde vibrante proveniente do surgimento da grama. Isso era prova de que as coisas terrenas estavam voltando à vida. Uma visão como aquela era sempre agradável, independentemente da ocasião. As únicas coisas que não combinavam com aquela cena eram as nuvens de fumaça negra que flutuavam no ar bem acima do canal.
É a frota do rei rebelde, Roland Wimbledon.
Nunca pensei que ele realmente ousaria atacar a Cidade do Rei.
Embora Weimar achasse aquilo ridículo, ele também começou a sentir um certo grau de admiração por Roland.
Desde que esta capital foi construída, há mais de 200 anos, ela nunca havia sido atacada. Assim que um inimigo vislumbrava as imensas e magníficas muralhas de pedra azul da cidade, sua coragem para atacar desaparecia naturalmente. Nem todos tinham a ousadia de lutar quando era evidente que o inimigo possuía uma vantagem absoluta.
Pelo menos, Timóteo Wimbledon certamente não possui essa sealine.
Enquanto a pessoa que realmente possui essa coragem é, infelizmente, o nosso inimigo.
O Cavaleiro era extremamente dedicado à sua honra. Como Cavaleiro Guardião da Cidade do Rei, lhe fora confiada a responsabilidade de defendê-la, e ele teria de cumprir seu dever até o fim.
“Senhor, a frota do rei rebelde está aqui!”, gritou um escudeiro ao correr até as ameias.
“Silêncio, eu já vi isso há muito tempo.” Weimar colocou o telescópio de lado e cuspiu um pouco de saliva. “Transmita minha ordem: a 1ª e a 2ª cavalaria devem montar em seus cavalos e esperar por meu comando atrás do portão da cidade, enquanto os mercenários seguirão logo atrás das tropas de cavalaria. Diga-lhes para não se assustarem quando a pólvora explodir. As caldeiras de óleo também serão incendiadas, embora eu duvide que o inimigo consiga chegar até este lado da muralha da cidade.”
Os cavaleiros nas proximidades começaram a rir imediatamente.
De acordo com o plano, após permitir que o pelotão do rei rebelde ocupasse o cais, bandeiras seriam erguidas ao longo das muralhas da cidade. Nesse momento, o pó de neve enterrado perto do cais seria acionado, o que certamente causaria confusão e grandes danos ao inimigo. Em seguida, os portões da cidade seriam abertos para que a cavalaria iniciasse seu ataque, garantindo assim uma vitória fácil.
“Aqueles camponeses da Região Ocidental provavelmente acham que a Cidade do Rei é comparável à sua maior cidade, a Fortaleza Longsong. Basta subir numa escada para tomar a cidade”, interveio o Cavaleiro Penas de Ferro, Scar. “Acho que você pode economizar a lenha e levá-la para casa para queimar.”
“Apenas por precaução.” “Que tolo”, pensou Weimar em silêncio, “mesmo que coisas como óleo fervente ou pedras rolando não sejam eficazes em batalha, ainda é preciso exibi-las pelo bem de Sua Alteza. Tentar economizar só porque o inimigo é fraco demais para invadir — com essa mentalidade, ele certamente será expulso da ordem dos cavaleiros da cidade por Timóteo mais cedo ou mais tarde.”
Ele ergueu o telescópio mais uma vez e viu que o navio sem velas na frente se separou do resto da frota e seguiu sozinho em direção ao cais. Da parte superior do navio saía fumaça negra, visível a quilômetros de distância, e não havia remos em nenhum dos lados do barco. Ele não conseguia entender como o navio funcionava. Mas esses eram detalhes sem importância. Por mais estranho que fosse um navio, ele não poderia chegar à costa e lutar.
O navio sem velas reduziu gradualmente a velocidade e atracou com calma no cais do outro lado da margem.
“O que eles estão tentando fazer?” Scar ergueu as sobrancelhas. “Eles pretendem desembarcar na margem oposta? Não me digam que cem milicianos assustam o rei rebelde?”
Weimar também ficou surpreso. Geralmente, quando um inimigo percebia que a defesa do cais era frágil, tentava tomá-lo rapidamente. Ele abriu a boca para dizer algo, mas, nesse exato momento, uma chama intensa iluminou a frente do navio de aparência estranha.
As chamas laranja-avermelhadas pareciam criar um novo amanhecer.