Capítulo 71: Espião (Parte 2)

Liberte aquela bruxa! · Capítulo 71

Além de acender o fogo na lareira, Barov também colocou um candelabro de mogno sobre a mesa. Esse candelabro tinha uma base que se dividia em quatro braços: um no meio, que era também o mais alto, e três braços que cercavam o braço central em forma de triângulo. Uma vela acesa estava colocada em cada braço, e, à medida que queimavam, o candelabro parecia uma montanha brilhante.

O quarto estava repleto do aroma de óleo de pinho, semelhante a um cheiro adocicado e podre de madeira, que causava sonolência nas pessoas. No entanto, em Cidade Fronteiriça, Barov não poderia desejar mais do que isso. Nessa terra de pobreza, ele não podia esperar por nada requintado ou elegante. Aqui, todos já se consideravam felizes se tivessem um teto sobre a cabeça; portanto, Barov podia se considerar bastante sortudo por ter um quarto tão grande.

O quarto dele no castelo não ficava longe do pátio, já que ali se localizava a câmara municipal do antigo Lorde. É claro que, quando o Lorde deixou o castelo, levou todo o seu pessoal consigo; por isso, agora o quarto pertencia apenas a Barov.

De tempos em tempos, ele ouvia o sussurro de vozes vindo de dentro do castelo e o uivo do vento lá fora, pela janela, o que lhe dava a impressão de dois mundos distintos. A antiga mesa de madeira onde Barov escrevia estava repleta de livros e rolos. De ambos os lados, ele havia disposto outras mesas, formando um “U”. Geralmente, essas mesas não eram ocupadas por ninguém; ele as usava apenas para exibir seus manuscritos. Quando necessário, chamava seus discípulos e os colocava em uma das mesas laterais, onde eles podiam organizar suas informações ou redigir o rascunho inicial de um documento oficial.

As velas da lâmpada já haviam sido trocadas três vezes. Além de substituir as velas, Barov não parava de trabalhar rapidamente nos documentos. Para ele, o tempo era algo extremamente precioso. Já havia uma pilha de documentos à sua disposição, aguardando serem tratados, além disso, as despesas propostas por Sua Alteza também precisavam ainda ser analisadas.

O tempo médio de trabalho de Barov era de 10 horas por dia, mas ele não se sentia cansado algum. Pelo contrário, era ali que podia demonstrar todas as suas habilidades, por isso tinha a impressão de que seu corpo possuía energia inesgotável. Assim deveria ser, pensou ele: ninguém fala ao seu redor, todos os seus aprendizes são autônomos e ninguém atrapalha os outros ou cria confusão. Desde que cumpram as ordens do Príncipe, ele consegue lidar com todo o processo administrativo sem ajuda externa.

Se as ordens do Príncipe pudessem ser um pouco mais normais… Enquanto pensava nisso, Barov mordia os lábios com ar de arrependimento. Por exemplo, atualmente todas as correspondências oficiais de Roland eram seladas com seu selo, assim como a última que ele enviou para Cidade Fronteiriça. Nela, Roland solicitava mais funcionários administrativos e um navio. A resposta dizia: Com o valor que você ofereceu, não é possível contratar o capitão, o timoneiro e os marinheiros.

Depois de ler, Barov ficou atônito: sem essas pessoas, como eles entregariam o barco? Será que voltariam a pé após entregar a embarcação? Além disso, por que precisamos comprar um barco? Esse era o ponto mais crucial. No momento, o comércio entre Cidade Fronteiriça e Cidade Fronteiriça estava estável. Mesmo após o fim do inverno, se quiséssemos expandir o comércio de minério, bastaria enviar um aviso, e eles aumentariam imediatamente o número de navios para as transações. Não valia a pena comprar um barco; o cais da cidade servia apenas para estacionar e descarregar mercadorias, sem ser adequado para uso ou manutenção. E, sem marinheiros capazes de cuidar dele, não demoraria muito para termos que abandoná-lo. Seria mais uma das ideias loucas de Sua Alteza?

Quanto ao primeiro pedido, ao contrário do que se poderia esperar, Barov conseguiu entendê-lo.

No momento, não havia ninguém com tempo livre em toda a câmara municipal; Barov já havia chamado mais de dez pessoas para supervisionar os negócios, sendo que elas eram responsáveis pelos relatórios estatísticos e pelo controle das receitas e despesas. O próprio Barov cuidava dos assuntos administrativos e legais – o que era obviamente ilógico. Como Alteza desejava separar esses setores, tornava-se necessário aumentar o número de funcionários na câmara municipal. Em circunstâncias normais, o vice-ministro não queria abrir mão de tantas responsabilidades. Qualquer pessoa que tivesse tanto poder em mãos sentiria uma grande satisfação. Ele queria ser como seu professor, o ministro das finanças do reino, que era o único responsável pelas finanças de Graycastle e também a mão direita do Rei.

Ahem, bem, agora só a Cidade Fronteiriça é importante, pensou Barov. Embora Roland lhe tivesse prometido que queria lutar pelo trono, ainda faltava muito para isso acontecer. Barov não sabia quando isso aconteceu, mas hoje ele realmente passou a considerar o 4º Príncipe como um verdadeiro candidato ao trono. Em comparação com antes, era uma diferença enorme – anteriormente ele achava que um personagem tão ignorante e vaidoso nunca poderia se tornar rei.

Mas, desde que chegou à Cidade Fronteiriça, ele teve surpresa após surpresa. Até então, a cidade conseguia sobreviver apenas contando com a milícia. O fato de ainda conseguirem se manter de pé era realmente louvável. Sem falar em todas as coisas estranhas que ele inventou – o fato de conseguir lidar com todas essas pessoas é completamente diferente do que se esperaria de um príncipe herdeiro. Ele parece mais um Diabo que sabe de tudo.

Nesse momento, ele ouviu um barulho estrondoso à sua porta, o que o fez interromper seu trabalho e responder: “Entre.”

A porta foi aberta por um de seus discípulos favoritos, “Filler” Jarro.

“Respeitado mestre, capturamos mais um ‘rato’.”

“Oh? Já o interrogaram?”

“Ele disse que foi Timóteo quem o enviou. Durante a revista corporal, encontramos pó de cimento, algumas moedas e uma carta com ele.” Jarro aproximou-se e entregou a Barov o envelope envolto em couro: “Quanto às outras informações, ainda estamos interrogando-o. Mestre, como devemos proceder…”

“Assim como nas vezes anteriores, anote todas as respostas no livro e depois enforque o espião condenado”, ordenou Barov.

“Sim”, respondeu Jarro, fazendo uma saudação, “Este discípulo vai embora agora.”

Quando a porta se fechou novamente, Barov não continuou com seu trabalho. Em vez disso, voltou para sua mesa e abriu o pergaminho selado com seu abridor de cartas, retirando a carta de dentro.

O quarto… pensou ele.

Muito antes do início dos Meses dos Demônios, Roland Wimbledon o havia chamado e discutido esse assunto com ele.

Vossa Alteza acreditava que, quando o pó de cimento, o novo pó de neve e as bruxas fossem revelados, os espiões disfarçados entre seus irmãos não conseguiriam resistir à vontade de informar seu mestre sobre isso, o que representaria o melhor momento para eliminar aqueles inimigos. Ao refletir sobre o assunto, Barov teve que concordar com a primeira parte do raciocínio, mas não com a segunda. Na sua opinião, Cidade Fronteiriça tinha mais de dois mil habitantes, o que tornava impossível controlar a todos – simplesmente não havia mão de obra suficiente, e as pessoas disponíveis não eram treinadas para isso.

No entanto, Sua Alteza pareceu não levar em conta seus argumentos e disse: “Por que precisaríamos de tantas pessoas? Cada habitante da Cidade Fronteiriça será nosso olho atento.”

Barov não conseguia acreditar que o Príncipe acreditasse em suas próprias palavras e deixasse aquele vigilante ignorante, estúpido e comum ser encontrado por todos para capturar o rato. Isso é simplesmente impossível!

Mas as pessoas lhe mostraram que ele estava errado.

Quando Roland ordenou o primeiro censo após o início do inverno, ele deu instruções especiais às pessoas que viviam há cinco anos ou mais em Cidade Fronteiriça: com certeza Fortaleza Longsong tentara levar Cidade Fronteiriça à falência após a tentativa de queimar os alimentos, mas eles ainda não desistiram. Em vez disso, seus espiões deviam estar à espreita por perto, na maioria das vezes disfarçados de parentes dos habitantes ou de comerciantes que não conseguiram evacuar a tempo, sempre à procura de uma oportunidade para prejudicar Cidade Fronteiriça. Portanto, se alguém visse alguém suspeito, deveria informar imediatamente à Câmara Municipal. Uma vez verificado, receberiam uma recompensa de 25 moedas de prata reais.

Os resultados dessa medida demonstraram que ela foi extraordinariamente eficaz.

Naturalmente, no início houve alguns falsos positivos, mas não demorou muito para que encontrassem o primeiro espião e o prendessem.

Barov se lembrou de Roland ter dito aquela frase estranha com orgulho.

O que foi que ele disse de novo? Ele pensou por um momento: sim… “Que o inimigo afunde no mar sem fundo da luta contra os plebeus.”

Essa frase tinha uma sintaxe realmente estranha; o vice-ministro balançou a cabeça e segurou a carta entre as mãos.

A pessoa chamada “Groundhog” insistiu repetidamente que vários fenômenos indicavam que o 4º Príncipe, Roland Wimbledon, havia sido substituído pelo diabo, e Barov conseguia perceber claramente seu medo entre as linhas. Ao pensar em como o Príncipe manipulava várias pessoas, ele não pôde deixar de sentir um vislumbre de reconhecimento. Ele respirou fundo e, em seguida, levantou a carta acima da vela; esta logo pegou fogo e se transformou em cinzas.

Já que ele não temia a Pedra de Retaliação do Deus, ele não podia ser controlado pelo diabo, certo?